maio 04

Análise da tomada e custo de capital

O custo de capital é um conceito utilizado na análise financeira para identificar o valor que está sendo gasto para financiar as operações de uma empresa. Ter os valores bem apurados da estrutura de capital é uma das ferramentas para a visualização da saúde financeira de um negócio, assim como, para a definição de preço de venda de seus produtos ou serviços.

A estrutura de capital pode ser dividida em custo de capital próprio e custo de capital de terceiros. O custo de capital próprio é determinado pela taxa de retorno que os acionistas exigem enquanto investidores da empresa, considerando riscos e outras alternativas de investimentos existentes no mercado. Já o custo de capital de terceiros se dá pelo montante gasto para a obtenção de empréstimos e financiamentos junto as instituições financeiras. O resultado da média ponderada dos dois é o custo de capital total da empresa, que deverá ser o mínimo buscado para o negócio ser intimamente viável.

Na grande maioria das vezes as partes acabam não analisando corretamente, assumindo custos dos quais o negócio não consegue suportar e, ao longo prazo tendem a gerar altos níveis de endividamento, levando como consequência a empresa ao risco de insolvência. A rentabilidade do negócio irá dizer se o grau do endividamento é elevado ou não, de qualquer maneira, a procura por um equilíbrio na estrutura de capital é fundamental.

Analisar a melhor forma de obter recursos para financiar as operações, seja através de aportes de capital próprio ou estratégias de captação de recursos de terceiros, com ou sem alocação de garantias, antecipação recebíveis, linhas específicas de crédito de fomento ao segmento, entre outros, aliados ao momento econômico, taxas de juros do mercado financeiro atrativas e condizentes com as expectativas de continuidade da empresa são imprescindíveis para a saúde financeira do negócio.

Não sabe por onde começar? Nossa equipe especializada pode te auxiliar, conte conosco!